O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atómica 63,6 uma. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido.
Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.
Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze. metálico vermelho-alaranjado.
História
O cobre nativo, o primeiro metal usado pelo homem, era conhecido por algumas das mais antigas civilizações que se tem notícia e tem sido utilizado pelo menos há 10.000 anos - onde atualmente é o norte do Iraque foi encontrado um colar de cobre de 8700 a.C.; porém o descobrimento acidental do metal pode ter ocorrido vários milênios antes. Em 5000 a.C. já se realizava a fusão e refinação do cobre a partir de óxidos como a malaquita e azurita. Os primeiros indícios de utilização do ouro não foram vislumbrados até 4000 a.C. Descobriram-se moedas, armas, utensílios domésticos sumérios de cobre e bronze de 3000 a.C., assim como egípcios da mesma época, inclusive tubos de cobre. Os egípcios também descobriram que a adição de pequenas quantidades de estanho facilitava a fusão do metal e aperfeiçoaram os métodos de obtenção do bronze; ao observarem a durabilidade do material representaram o cobre com o Ankh, símbolo da vida eterna.
Na antiga China se conhece o uso do cobre desde, ao menos, 2000 anos antes de nossa era, e em 1200 a.C. já fabricavam-se bronzes de excelente qualidade estabelecendo um manifesto domínio na metalurgia sem comparação com a do Ocidente. Na Europa o homem de gelo encontrado no Tirol (Itália) em 1991, cujos restos têm uma idade de 5300 anos, estava acompanhado de um machado com uma pureza de 99,7%, e os elevados índices de arsênico encontrados em seu cabelo levam a supor que fundiu o metal para a fabricação da ferramenta. O cobre é um metal de transição avermelhado, que apresenta alta condutibilidade elétrica e térmica, só superada pela da prata. É possível que o cobre tenha sido o metal mais antigo a ser utilizado, pois se têm encontrado objetos de cobre de 8700 a.C. Pode ser encontrado em diversos minerais e pode ser encontrado nativo, na forma metálica, em alguns lugares. fenícios importaram o cobre da Grécia, não tardando em explorar as minas do seu território, como atestam os nomes das cidades Calce, Calcis e Calcitis (de χαλκος, bronze), ainda que tenha sido Chipre, a meio caminho entre Grécia e Egito, por muito tempo o país do cobre por excelência, ao ponto de os romanos chamarem o metal de aes cyprium ou simplesmente cyprium e cuprum, donde provém o seu nome. Além disso, o cobre foi representado com o mesmo signo que Vênus (a afrodite grega), pois Chipre estava consagrada a deusa da beleza e os espelhos eram fabricados com este metal. O símbolo, espelho de Vênus da mitologia e da alquimia, modificação do egípcio Ankh, foi posteriormente adotado por Carl Linné para simbolizar o gênero feminino(♀).
O uso do bronze predominou de tal maneira durante um período da história da humanidade que terminou denominando-se «Era do Bronze». O período de transição entre o neolítico (final da Idade da Pedra) e a Idade do Bronze foi denominado período calcolítico (do grego Chalcos), limite que marca a passagem da pré-história para a história.
Muito bom o trabalho de vocês. (: A história foi bem resumida, mas adorei. Parabéns! Só gostaria de resaltar o nome do blog é bem CRIATIVO RO LE LU haha s2
ResponderExcluirPor: Thais Hernandes
Parabens pelo desenvolvimento! gostei de saber que O níquel também está presente na enzima metil CoM redutase e em bactérias metanogênicas.
ResponderExcluirO níquel tem papel biológico parecido com o ferro por serem muito próximos. (Manuela Almeida)
Parabéns meninos, blog muito bem feito, e ainda por cima rico em informações que precisamos saber para entender. Achei bem legal a história do cobre, muito interessante. Por: Amanda Ferreira, Nº 01, 3º ano EM.
ResponderExcluirParabéns por todas as postagens,foi interessante saber que o cobre ele não é apenas utilizado atualmente, mas desde a antiguidade. Muito bom.
ResponderExcluirFernanda nº05 3ºEM.
Parabéns Otimo desenvlvimento, saber que o cobre é para produção de materiais condutores de eletricidade. (Graziele Clarindo N°07 3° ensino medio )
ResponderExcluirImportante vocês postarem que o o cobre foi o primeiro metal usado pelo homem, excelente as postagens. (Felipe Ramos)
ResponderExcluirMuito bom, adorei. (Leticia Paes)
ResponderExcluirMuito interessante o blog... O cobre é um elemento presente em nosso dia a dia, pois, é utilizado em fios e cabos e é um metal importante para a industria! Parabens meninos! Por: Maria Luiza N°16 3°EM
ResponderExcluirOtima edição e conteúdos. Me interessou saber que o Níquel possuí papel ambiental, pois essa é uma informação a qual eu não tinha. Achei interessante a aplicação do cobalto como coloração e pigmentação, achei esta informação comica. Enfim, parabéns pelo blog.
ResponderExcluirBruna Cordeiro 2EM
Gostei muito do trabalho de vcs. Trouxe curiosidades e a importâncias econômica dos elementos. Mas faltou as referências bibliográficas.
ResponderExcluirNota da parte em grupo: 4,0 pontos.
Professora Michelle Cunha